quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Auto-ajuda: falácia sobre o óbvio

auto-ajuda
Livros de auto-ajuda se valem de artifícios inteligentes pra vender. Os autores se acham meio deuses, e seus livros, ocupam geralmente a maior parte das prateleiras das lojas. O que antes era ocupado por livros religiosos, hoje, são da auto-ajuda.
"Dramatize suas idéias quando for contá-las a alguém", é um dos lemas desse sub-gênero literário, nascido em 1936. Adoram usar metáforas como "Lapide o diamante que existe dentro de você!", "Na vida, seja como um atacante de futebol".

Vamos maquiar coisas e idéias óbvias? Isto é auto-ajuda. Outra característica é a promoção plena e suprema de que você é o único responsável por sua felicidade, o que tem a fazer é ir se aprimorando, sendo evolutivo como a Teoria (nunca comprovada na prática) de Darwin.

Não somos perfeitos. Temos nossas fraquezas e vulnerabilidades, mas a auto-ajuda gosta perigosamente de passar a idéia de que você, pode ser um super-homem. "Cumpra metas!", "Se você não tentar, não conseguirá!", "Faça as coisas de coração, com vontade!", Acredite em seus sonhos!", Você pode, siga as regras!", "Amanhã é um novo dia!", "Concentre-se, força, fé que você consegue!"

Como acreditar num livro que fala como superar um relacionamento amoroso , se cada caso é um caso diferente?
É muito 171. Demais. Não troque seus AMIGOS VERDADEIROS por esses livros!

NEM TUDO O QUE VENDE MUITO É BOM. MUITAS VEZES, ELE É MAIS CONVINCENTE EM ILUDIR. (disse a psicanalista Giselle Groeninga).

Pra convencer ainda mais, usam frases tiradas da Bíblia. E jogam lá, maquiadas com seus jogos de palavras, metáforas e pensamentos positivistas.

NÃO, OS LIVROS DE AUTO-AJUDA SOZINHOS, NÃO VÃO MUDAR A SUA VIDA OU A DE QUALQUER OUTRO, PORQUE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO EXIGEM PROFUNDA REFLEXÃO E AÇÃO!!!

Você é teimoso? Prepare-se para o pior, se não mudar suas idéias e convicções furadas. Uma vez ou outra pode soar legal, postar imagens com esse tipo de frase no Facebook, já que aquilo lá, é um livro gigantesco de auto-ajuda, mas é tão falso que a maioria dos perfis se torna insuportável muitas vezes, porque de fato, são poucas as pessoas que cumprem o que postam, e uma grande parte não têm coerência, simplesmente porque ninguém está bem, todos os dias, o tempo todo. 

2 comentários:

  1. Olá Alex, achei que eu não ia ler até o final, mas li. Me veio duas coisas na minha cabeça: " Ou ele é contra mesmo os livros de auto-ajuda e nunca gostou deles, ou ele se iludiu pra caramba na vida e foi tentar ler livros de auto-ajuda e piorou ainda mais" rsrs.. Alex, eu gostei muito do seu texto, respeito sua opinião e adorei muito uma das ultimas partes que você diz assim: " ..OS LIVROS DE AUTO-AJUDA SOZINHOS, NÃO VÃO MUDAR A SUA VIDA OU A DE QUALQUER OUTRO, PORQUE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO EXIGEM PROFUNDA REFLEXÃO E AÇÃO!!!" Exatamente: PORQUE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO EXIGEM PROFUNDA REFLEXÃO E AÇÃO. Olha, vou te confessar que eu adoro livros de auto-ajuda, porque na minha vida eu sempre fui extremamente timida e isso me "obrigava" a ficar reclusa e a ter varios problemas de relacionamento kkkk em fim, eu concordo com você quando você diz que esses livros te ilude mais do que qualquer coisas, sei o que to falando, tenho experiencia no assunto rsrs, mas tem muitos livros muito bons. Mas a questão é que realmente, é o óbvio mesmo. Um livros pode "até" te ajudar em alguma coisa, mas se a sua ação não acontecer, você jogou fora seu dinheiro.

    Parabens pelo texto.
    Natali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido de coração pelo comentário, Natali!

      Não, não sou contra eles, mas é fato que os autores são espertos, romanceiam e poetizam coisas óbvias da vida, que aquela pessoa que "precisa se encontrar", por estar fragilizada, abraça. Então, é lindo você, ler: "Se não der o primeiro passo, seu sonho cairá por terra e adormecerá para sempre"...tampouco me iludi pra caramba na vida, tenho os pés no chão, tenho discernimento...claro que já me decepcionei com pessoas, normal. Mas minha auto-estima é boa, não preciso desse sub-gênero literário pra me sentir feliz...

      Abraços!!!!!

      Excluir

Cuidado com o que você vai escrever aqui. Comentários anônimos são permitidos. Ofensas e Xingamentos não serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Web Analytics